Os coletores de dados são aparelhos que conseguem agilizar tarefas em empresas que precisam administrar mercadorias. Contudo, este dispositivo pode reduzir erros e auxiliar na organização dos produtos.
Por isso, os profissionais desse tipo de empresa têm que conhecer o coletor de dados, saber como ele funciona e quais são suas aplicações no dia a dia.
Caso você trabalhe em uma empresa que deve lidar com estoques e não conhece esse aparelho, está no lugar certo. A seguir, explicaremos tudo sobre ele para que você possa entender a importância dele para o seu serviço. Esperamos que este conteúdo faça sentido para o seu negócio e que você faça bom proveito aplicando na sua empresa.
Como funcionam os coletores de dados
Como já diz o nome, os coletores de dados têm como principal função coletar informações. Ele recolhe dados de produtos, como modelo, peso e tamanho, e os envia para o sistema da empresa. Dessa forma, você tem controle sobre mercadorias, materiais e, se necessário, pode analisar facilmente as informações.
Existem vários tipos de aparelhos disponíveis no mercado, que oferecem diferentes funções para seus usuários além da coleta de dados.
De forma geral, os coletores têm um leitor de código de barras e teclados alfanuméricos integrados. Assim, o usuário pode escolher a melhor opção para coletar os dados de acordo com cada situação.
Os aparelhos mais básicos guardam todos os dados em suas memórias. Para sincronizar as informações nestes aparelhos é preciso conectá-los aos sistemas empresariais para sincronizar as informações.
Já os coletores de dados mais modernos conseguem transmitir os dados para os sistemas por meio da utilização da tecnologia 4G, Wi-fi ou por cabos. Esses exemplares também costumam ter um sistema, como o Windows ou Android.
Estes dois sistemas são mais vantajosos e conhecidos. Sendo assim, os profissionais estão mais acostumados e já sabem mexer neles. Além disso, em um coletor com Android é possível fazer o download de aplicativos interessantes para a empresa e integrar facilmente o aparelho com os sistemas do negócio.
O sistema Windows também apresenta vantagens, como a possibilidade de criar arquivos nas ferramentas do Office e pastas. O sistema mais indicado é o Android, porque o suporte para Windows foi descontinuado pela Microsoft.
Principais aplicações do coletor de dados
Devido às suas vantagens, os coletores de dados são aparelhos interessante para empresas de todos os tamanhos e setores que lidam com um nível considerável de mercadorias.
Ele costuma ser utilizado principalmente em:
- Entrada e saída de produtos;
- Controle de materiais;
- Acompanhamento de transporte de mercadorias;
- Pedidos de compra e vendas;
- Controle de data de validade de produtos.
O aparelho é utilizado nessas atividades, porque ele agiliza a coleta de informações sobre uma mercadoria ou a verificação de um pedido. Ele reduz erros quando comparado à coleta manual. Além disso, os coletores de dados melhoram a produtividade de todos, pois as informações são coletadas e acessadas mais rapidamente.
Alguns exemplos de empresas que se beneficiam muito da utilização de um coletor de dados são:
- Supermercados,;
- E-commerces;
- Negócios de logística;
- Restaurantes;
- Lojas de varejo;
- Hospitais.
Mas, como você pode perceber, qualquer empresa que tenha um estoque e precise lidar com um volume considerável de produtos se beneficia do aparelho. Por isso, se esse é o caso de seu negócio, você deve considerar a aquisição dos coletores.
Entre em contato conosco 📞(35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092 e solicite um orçamento. Aproveite também e conheça todas nossas soluções em produtos e serviços.
Deixe um comentário