As empilhadeiras auxiliam a movimentação de cargas. Porém, alguns tipos se diferenciam pelo funcionamento e utilização. No conteúdo de hoje, você vai conhecer os 10 principais tipos de empilhadeiras usadas nas empresas. Continue a leitura e confira!
10 principais tipos de empilhadeiras usadas nas empresas
A NR11 estabelece obrigações quanto a segurança nos locais de trabalho referente à movimentação, transporte, armazenagem e ao manuseio de materiais. Isto abrange também as empilhadeiras. No conteúdo de hoje, vamos falar sobre as características dos principais tipos de empilhadeiras usados no dia-a-dia de muitas empresas.
Tipos de Empilhadeira
Empilhadeira Movida a Combustão
Existem dois tipos de empilhadeiras a combustão. As empilhadeiras a gás suportam uma capacidade maior de carga comparado a outras empilhadeiras elétricas. Já as empilhadeiras a diesel emitem uma quantidade menor de poluentes, além de ser mais acessível por conta dos cilindros utilizados nas empilhadeiras movidas a gás. Além disso, elas possuem uma capacidade de carga muito maior do que os outros tipos de empilhadeiras.
Empilhadeira Elétrica Patolada
Diferente de outros tipos de empilhadeiras, as empilhadeiras elétricas patoladas não possuem cabines. O operador acompanha a empilhadeira, conduzindo por meio de alça que fica acoplada, como uma transpaleteiras.
Apesar de possuir menor potência, capacidade de manobra e velocidade, são ideais para demandas que exigem atingir alturas maiores.
Empilhadeira Elétrica Patolada Embarcada
A empilhadeira elétrica patolada embarcada é conhecida por ser mais versátil e ter bom desempenho. Suas características operacionais permitem que operem em ambientes fechados, desde câmaras frigoríficas a depósitos e armazéns. Seu design compacto também facilita que opere em corredores pequenos.
Empilhadeira Elétrica Pantográfica
As empilhadeiras elétricas pantográficas vêm com mecanismo de avanço da carga, chamado pantógrafo, no mastro de elevação. Este pantógrafo permite um alcance não limitado pela patola, possuindo profundidade simples ou dupla dentro da estrutura porta-palete. Facilitando a carga e descarga de caminhões, a maior vantagem é permitir um aumento de estocagem quando da utilização do pantógrafo de dupla profundidade.
Empilhadeira Elétrica Retrátil
A empilhadeira elétrica retrátil é muito utilizada para trabalhos internos. A principal característica é a capacidade de expandir seus garfos além do compartimento e alcançar os racks do armazém de uma maneira que supera outros tipos de empilhadeiras. Seu compartimento permite ao operador melhor visibilidade.
Empilhadeira Trilateral
Muito utilizada em centros de serviços de aço e instalações de manufatura com cargas pesadas e volumosas. O operador é alojado e descarrega objetos em sua lateral. Por conta da realização do trabalho lateral, as empilhadeiras de carga lateral podem facilmente subir ao lado de racks e carregar e descarregar sem precisar ser virada.
Ideal para uso em corredores estreitos, onde tenha que lidar com cargas longas como madeira e tubos.
Empilhadeira Elétrica Contrabalançada ou Contrabalanço
Entre as empilhadeiras que possuem garfos na frente e um peso na parte traseira do veículo para contrabalançar o peso da carga, as empilhadeiras elétricas contrabalançadas são as mais populares.
Como não possuem braços estendidos, é perfeitamente possível mover-se diretamente para a carga. Existem alguns tipos diferentes de empilhadeiras de contrapeso, como a variante de 3 rodas e a empilhadeira de contrapeso vertical são as mais usadas.
Paleteira Manual (carrinho hidráulico)
Movida basicamente pelo trabalho braçal, contudo não requer grande esforço devido a mecanismos que facilitam a operação (sistemas de rolamento e roldanas que auxiliam na elevação da torre). Muito comuns, algumas possuem torre de elevação.
Paleteira ou Transpaleteira Elétrica (paleteira cachorrinho)
Trabalha por meio de baterias, então a recomendação é que sejam mantidas em locais protegidos da água. São silenciosas enquanto estão trabalhando. Existem alguns tipos de empilhadeiras elétricas que são utilizadas apenas para carregar paletes ao nível do solo, mas muitas possuem torre de elevação, tornando possível armazenar as cargas em prateleiras que estão em níveis mais altos.
Paleteira ou Transpaleteira Elétrica Embarcada
Mesmo com suas limitações de levantar grandes cargas devido ao seu tamanho baixo, ainda são muito versáteis e práticas para muitas situações. Ocupam pouco espaço, permitindo que se encaixem em espaços apertados e levantem pequenas cargas nestes mesmos espaços.
Entre em contato conosco 📞(35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092 e conheça nossas soluções em produtos e serviços.
Deixe um comentário