Medidores de utilidades, postes, canos, sinais de trânsito, produtos de limpeza, alimentos, brinquedos, tudo, simplesmente tudo que você utiliza no dia-a-dia não são apenas mapeados, mas frequentemente marcados com código de barras duráveis e resistentes às adversidades que possam apagá-los e que identificam exclusivamente cada ativo dentro de um sistema de gerenciamento de ativos.
O que é um código de barras?
Um código de barras, que consiste em barras e espaços de largura variável que podem ser lidos com um leitor ótico de código de barras.
O código de barras é uma representação legível por máquina de numerais e caracteres. Hoje, as listras mostradas abaixo nas embalagens dos produtos vendidos em supermercados, lojas de conveniência e outras lojas são onipresentes.
O conjunto de numerais, conhecido por GTIN (Número Global de Item Comercial) garante que o código será exclusivo do seu produto em qualquer lugar do mundo.
O conjunto de barras é a representação gráfica dos números, ou seja, do GTIN. O código de barras contém tudo de relevante sobre um produto .
Em sua representação temos:
Zona Quieta
A Zona Silenciosa é uma margem em branco localizada nas extremidades de um código de barras. A margem mínima entre os códigos de barras (distância da barra mais externa de um código de barras até a barra mais externa de outro) é de 2,5 mm. Se a largura de uma zona silenciosa for insuficiente, os códigos de barras serão difíceis de ler por um scanner.
Caractere inicial / caractere final
O caractere inicial e o caractere final são caracteres que representam o início e o fim dos dados, respectivamente. Os caracteres diferem dependendo do tipo de código de barras.
Dígito de verificação
O dígito de verificação é um dígito para verificar se os dados do código de barras codificados estão corretos.
Hoje, existem aproximadamente 6 tipos de código de barras, são eles:
- EAN/UPC
- GS1 DataBar
- GS1-128
- ITF-14
- DataMatrix
- QR Code
Com que são lidos os códigos de barras?
Com um aparelho conhecido por leitor de código de barras, também chamado de leitor de preço. É um aparelho usado para ler e capturar todas as informações agregadas ao código de barras.
O aparelho possui uma fonte de luz, um sensor de luz e uma lente que lê os impulsos ópticos. O scanner também possui circuitos decodificadores que apuram todos os dados da imagem do código capturados pelo sensor e o transferem para um computador.
Tecnicamente falando, o leitor direciona um feixe de luz através do código e mede a quantidade de luz que é refletida de volta.
As barras escuras no código de barras refletirão menos luz do que os espaços em branco entre elas. O scanner então converte a energia da luz em energia elétrica, que é então transformada em dados pelo decodificador e enviada para um computador.
Os tipos mais comuns de scanner usados para ler códigos de barras unidimensionais são: canetas, scanners de slot, scanners CCD, scanners de imagem e scanners a laser.
Um scanner de varinha não contém peças móveis e é conhecido por sua durabilidade e custo. A caneta precisa ficar em contato direto com o código de barras, ser segurada em um ângulo específico e ser movida através do código de barras a uma determinada velocidade.
Um leitor de slot permanece estacionário e o item com o código de barras é puxado manualmente através do slot. Os leitores de slots são geralmente usados para ler em cartões de identificação.
Um scanner CCD tem um melhor alcance de leitura e não envolve contato com o código de barras. Isso o torna ideal para uso em vendas no varejo. Normalmente, um scanner CCD é usado como uma interface do tipo “arma” e não deve ser segurado a mais de uma polegada do código de barras.
Várias leituras diferentes são feitas para reduzir a possibilidade de erros, sempre que um código de barras é lido. Uma desvantagem do leitor CCD é que ele não consegue ler um código de barras mais largo do que a tela de entrada.
Um scanner de imagem, também conhecido como leitor de câmera, usa uma pequena câmera de vídeo para capturar uma imagem do código de barras e, em seguida, usa técnicas sofisticadas de processamento de imagem digital para decodificar. Um scanner de imagem pode ler a cerca de 7 a 23 centímetros de distância e geralmente custa menos do que um scanner a laser.
Um scanner a laser pode ser portátil ou estacionário e não precisa estar próximo ao código de barras para lê-lo com eficácia. O scanner usa um sistema de espelhos e lentes que permitem ler códigos de barras independentemente de sua posição e pode ler facilmente até 24 polegadas de distância do código de barras.
Os códigos de barras 2D são lidos com uma câmera e técnicas de processamento de imagem para decodificar o código de barras.
A maioria dos códigos de barras 2D são otimizados para serem lidos por telefones celulares, bem como códigos QR e códigos Data Matrix, que podem ser lidos de forma rápida e precisa com ou sem foco automático. Isso abriu uma série de aplicativos para os consumidores.
O que é um coletor de dados?
Com o coletor de dados os usuários podem capturar as coordenadas do recurso, o código de barras, a data de instalação e, em seguida, sincronizar todos esses dados diretamente com seu sistema de produção, tudo com um dispositivo.
Com o novo lançamento do coletor de dados, existe a capacidade de usar um GPS de alta precisão e capturar metadados.
Portanto, os usuários agora têm a capacidade de obter uma precisão submétrica do coletor e visualizar os metadados em tempo real da precisão do GPS durante uma coleta.
Leitor de código de barras e coletor de dados, alguma diferença?
Leitor de código de barras portátil e coletor de dados parecem semelhantes em funções e conceitos. Mas, na verdade, existem duas diferenças típicas entre eles.
Em primeiro lugar, o leitor de código de barras do tipo pistola não tem memória para armazenar informações e apenas permite a transmissão de dados em tempo real.
Obviamente, o leitor sem fio pode funcionar normalmente mesmo que não se conecte ao computador, mas a distância efetiva de transmissão é muito limitada.
Em segundo lugar, o coletor de dados tem memória e pode armazenar uma grande quantidade de informações. Os resultados da digitalização são primeiro salvos em si mesmo e, em seguida, você pode carregar todos os dados para o computador para processamento em lote, o que é de alta eficiência.
Então, como você escolhe entre um leitor de código de barras do tipo arma e um coletor de dados?
Como uma solução profissional de Auto-ID, a sugestão é que você faça uma escolha com base em suas necessidades reais de aplicação e orçamento.
O custo do leitor de código de barras do tipo arma é muito menor do que o coletor de dados. Mas o coletor de dados é mais conveniente para gerenciamento de estoque e armazém, armazenamento de dados mais fácil e forma de transmissão flexível.
Depois de fazer essa avaliação, fica fácil decidir qual é mais viável para o seu ramo de negócios.
Entre em contato conosco 📞(35) 3421-4657 ou 📲 (35) 9 9819-9092 e conheça nossas soluções em produtos e serviços.
Deixe um comentário